Qual o papel dos exames de imagem na tendinopatia patelar? Eles são recomendados durante a avaliação e manejo do paciente? Saiba mais sobre as evidências relacionadas aos exames de imagem na tendinopatia patelar nesta página.
[VÍDEO – EM BREVE]
Exames de imagem podem ser bastante úteis no diagnóstico ou acompanhamento de determinadas condições. No caso da tendinopatia patelar, os dois exames de imagem mais frequentemente utilizados para analisar o tendão patelar são a ressonância magnética e a ultrassonografia, pois ambos fornecem uma boa representação anatômica do tendão patelar, sendo que a acurácia diagnóstica da ultrassonografia parece ser maior do que a da ressonância magnética (83% vs. 70%).1 Evidências recentes recomendam que exames de imagem não sejam utilizados como elemento chave para o diagnóstico da tendinopatia patelar,2,3 já que alterações patológicas observadas em ultrassom também podem estar presentes em indivíduos assintomáticos.4,5 Além disso, o acompanhamento da evolução do tratamento por meio de exames de imagem também não é recomendado,2,3 já que frequentemente os sintomas melhoram sem mudanças correspondentes das alterações patológicas detectadas em exames de ultrassom ou ressonância magnética.6
Porém, é importante ressaltar que em alguns casos o uso de exames de imagem pode ser útil para complementar o diagnóstico, principalmente quando o quadro clínico de um paciente em específico não está claro e se faz necessário uma investigação mais detalhada para detectar ou excluir algum possível diagnóstico diferencial.7,8
Os diagnósticos diferenciais mais frequentes para a dor anterior no joelho incluem tendinopatia do quadríceps, dor femoropatelar, lesões na gordura infrapatelar (Gordura de Hoffa), lesões de plica, patologia da superfície condral, e dependendo da idade dos pacientes, como no caso dos adolescentes, o diagnóstico diferencial também pode incluir a Síndrome de Osgood-Schlatter ou a Síndrome de Sinding-Larsen-Johansson.7,8 Veja mais detalhes no tópico Diagnóstico diferencial, na página Diagnóstico clínico.
Teste seu conhecimento – Quiz
Teste seu conhecimento sobre exames de imagem na tendinopatia patelar respondendo ao quiz abaixo.
Referências
- Warden 2007. Comparative accuracy of magnetic resonance imaging and ultrasonography in confirming clinically diagnosed patellar tendinopathy.
- Millar 2021. Tendinopathy.
- Malliaras 2015. Patellar tendinopathy: Clinical diagnosis, load management, and advice for challenging case presentations.
- Fredberg 2002. Significance of ultrasonographically detected asymptomatic tendinosis in the patellar and Achilles tendons of elite soccer players: A longitudinal study.
- Malliaras 2006. Prospective study of change in patellar tendon abnormality on imaging and pain over a volleyball season.
- Drew 2014. Do structural changes (eg, collagen/matrix) explain the response to therapeutic exercises in tendinopathy: A systematic review.
- Calmbach 2003. Evaluation of patients presenting with knee pain: part II. Differential diagnosis.
- Kuwabara 2021. Narrative: Review of anterior knee pain differential diagnosis (other than patellofemoral pain).